sábado, 16 de marzo de 2013

Se cumplen 30 anos do governo Brizola no Rio

Seguidores do líder gaúcho promovem  celebração

.Na noite desta sexta-feira (15), o Movimento de Resistência Leonel Brizola (MRLB) homenageia a posse do governador gaúcho no Estado do Rio, que completa 30 anos, com o seminário 15 de março, 30 anos atrás: um novo brilho no Rio – o governo Brizola.
Leonel Brizola foi governador do estado do Rio por duas gestões
Leonel Brizola foi governador do estado do Rio por duas gestões
Trajetória
Segundo informações do Jornal do Gaio, Brizola se tornou o inimigo número um do regime militar em 1961, ao deflagrar a “Cadeia da Legalidade” no comando de 104 emissoras do sul do país para garantir a posse de Jango com a renúncia de Jânio Quadros, em meio aos boatos de bombardeio do Palácio Piratini cercado por barricadas.
Ao voltar de um exílio de 15 anos, foi eleito governador do Rio de Janeiro, derrotando a herdeira do lacerdismo - Sandra Cavalcanti -, e do chaguismo - Miro Teixeira -, além do candidato apoiado pela ditadura - Moreira Franco. Na eleição ocorreu a primeira tentativa de fraude eletrônica na contagem de votos ocorrida no Brasil, através da Proconsult, empresa particular que tinha em seus quadros agentes do SNI que viam Brizola como uma ameaça à redemocratização. Foi governador do Rio por duas gestões.
Deputado estadual, federal, prefeito de Porto Alegre e governador do Rio Grande do Sul, sofreu sua maior derrota ao não conseguir realizar o sonho pelo qual lutou durante toda a vida: ser presidente da República.

No hay comentarios:

Publicar un comentario