miércoles, 2 de enero de 2013

OTTONI FERNANDES JÚNIOR

Jornalista e ex-guerrilheiro

.
Reproduzido de O Globo, 31/12/2012
O jornalista e ex-guerrilheiro Ottoni Guimarães Fernandes Júnior, assumiu o cargo de diretor internacional da EBC (Empresa Brasileira de Comunicação) em março deste ano. Antes disso, exerceu importantes cargos na imprensa. Foi diretor da Gazeta Mercantil, redator-chefe da revista IstoÉ e editor da revista Exame. Ottoni também trabalhou como professor de Física na Universidade de São Paulo (USP).
O jornalista foi secretário-executivo da Secretaria de Comunicação da Presidência da República, entre 2007 e 2010. Ottoni também foi diretor de Comunicação do Instituto Lula.
Escreveu o livro O Baú do Guerrilheiro – Memórias da Luta Armada, lançado em 2004, sobre a resistência armada à ditadura militar. Ex-guerrilheiro da Ação Libertadora Nacional (ALN), ficou preso de 1970 a 1976.
O jornalista morreu ontem de infarto, na Patagônia, Argentina. A ministra da Secretaria de Comunicação da Presidência da República, Helena Chagas, lamentou a perda do profissional. “A TV pública brasileira perde um importante colaborador, os jornalistas um grande companheiro, e as futuras gerações um exemplo de caráter, seriedade e amor ao Brasil”, disse a ministra em nota.
O corpo de Ottoni será transportado para o Brasil, onde será sepultado, em Brasília, na quarta-feira.

No hay comentarios:

Publicar un comentario