lunes, 21 de enero de 2013

DEFENDER A LOS POBLADORES ORIGINARIOS DE RIO DE JANEIRO

Letícia Sabatella leva seu apoio aos índios da Aldeia Maracanã


A atriz Letícia Sabatella visitou a Aldeia Maracanã, no Rio, na tarde de domingo (20), para prestar solidariedade ao movimento que luta contra a ameaça de demolição do prédio e remoção dos índios do local. Ela é mais uma representante da classe artística a manifestar apoio à causa. Além dela, Caetano Veloso, Milton Nascimento e Chico Buarque também já se pronunciaram.
Letícia conversou com os caciques e líderes da aldeia. Depois, a atriz destacou que sua visita tinha como objetivo prestar apoio aos índios. De acordo com o índio José Guajajara (Urutau), que integra a comissão diplomática na aldeia, ela reforçou ainda que  “defende a preservação e tombamento de toda a área da aldeia”.
>> Aldeia Maracanã: Caetano Veloso critica "vulgaridade" da administração estadual
>> Milton Nascimento apóia causa indígena
>> Chico Buarque defende preservação do entorno do Maracanã
Artistas e ativistas estiveram na Aldeia Maracanã para prestar apoio aos índios
Artistas e ativistas estiveram na Aldeia Maracanã para prestar apoio aos índios
Ao longo do último domingo, diversas atividades foram realizadas na aldeia, como exibição de filmes e slides, recital de poesia, apresentação de músicos e cantos e rodas indígenas. Após o seu discurso, Letícia Sabatella participou das danças e cantos junto aos índios.
No início de 2012 foi lançado o documentário Hotxuá, dirigido por Letícia Sabatella, que retrata o cotidiano da tribo indígena krahô, habitante de Palmas, em Tocantins, no norte do país. Através deste registro, foi apresentado o hotxuá, espécie de palhaço, figura sagrada para os krahô, que tem como função manter a tribo alegre e unida por meio do riso.
Letícia participa ainda do Movimento Humanos Direitos (MHuD) junto à outras figuras públicas como a também atriz Camila Pitanga. Também ofereceram ajuda a atriz Tereza Seiblitz, que participou daquele documentário, e ainda a banda El efecto.
O movimento Meu Rio, que é mais um grupo atuante na defesa dos indígenas, pretende gravar nesta terça-feira (22) um vídeo em apelo à causa dos índios, com a participação de Letícia Sabatella, entre outros artistas apoiadores da preservação do antigo museu e ativistas. Cogita-se a possibilidade do ator Marcos Palmeira fazer parte do elenco da gravação. Segundo o coordenador do Meu Rio, Rafael Rezende, o vídeo dever ser lançado na internet até o fim desta semana.
A polêmica envolvendo a Aldeia Maracanã se arrasta desde o segundo semestre de 2012. O governo do Estado quer demolir o local para a construção de um estacionamento para a Copa do Mundo de 2014.

No hay comentarios:

Publicar un comentario