jueves, 18 de octubre de 2012

OAB: Rio de Janeiro foi o centro da repressão durante ditadura militar

.O Rio de Janeiro foi o centro da repressão política no Brasil durante a ditadura militar. As atrocidades e as barbaridades ocorridas em nosso Estado têm que ser reveladas ao povo brasileiro. A afirmação é do presidente da OAB do Rio de Janeiro (OAB-RJ), Wadih Damous, ao comentar a aprovação da Comissão da Verdade do Rio de Janeiro na Assembleia Legislativa.
Instalada, ela terá atuação semelhante à da Comissão Nacional da Verdade (CNV), mas o objetivo é que a comissão do Rio dê apoio às investigações da CNV.  "O Rio de Janeiro sai de uma posição vergonhosa para uma posição honrosa por ter aprovado esse projeto de lei", disse.
"Finalmente, a Assembleia Legislativa aprova a criação da Comissão da Verdade do Rio de Janeiro mas, embora, adotada com atraso, merece aplausos de toda a sociedade. Com a Comissão da Verdade fluminense, o Rio de Janeiro se junta a São Paulo, Rio Grande do Sul, Pernambuco e outros Estados que já criaram as suas Comissões", lembrou.
"Deve ser destacado o empenho do governador Sérgio Cabral e do deputado Paulo Melo, presidente da Assembleia Legislativa, que cumpriram com o que haviam prometido à OAB-RJ ou seja, a proposta de criação da Comissão da Verdade seria votada na Assembleia Legislativa", concluiu Damous.
O texto de autoria dos deputados Gilberto Palmares (PT), Graça Matos (PMDB), Luiz Paulo (PSDB) e Paulo Ramos (PDT) será enviado ao governador Sérgio Cabral, que terá 15 dias úteis para sancionar ou vetar a matéria.

No hay comentarios:

Publicar un comentario